top of page

o mundo in natura

NELPHOTOS

NELPHOTOS

o mundo in natura

PORTFÓLIO

IMG_7472-ABRE-PARALLAX.jpg
ANIMAIS
Âncora 1
Antílope Imbabala, Cape Bushbuck ou Tragelaphus sylvaticus. South Luangwa, Zâmbia
Jacaré, ou alligator, ou crocodilo, crocodile
Gatinho descansa no sofá

 FLAGRANTES   E   EXPRESSÕES

      SELVAGENS OU NÃO, ANIMAIS SÃO SERES ALGO MÁGICOS, DUENDES DE OUTRA CLASSE QUE PROVOCAM EM NÓS PERGUNTAS SOBRE AS EMOÇÕES QUE VIVENCIAM, COMO PERCEBEM O MUNDO E O QUE "PENSAM" AO NOS VER (E QUANDO OS CLICAMOS). O QUE GERA EM NÓS, AFINAL, O ATO IRREFLETIDO DE ALTERAR A VOZ AO FALAR COM ELES? ACESSE AQUI FLAGRANTES E EXPRESSÕES DA VIDA ANIMAL EM SUAS DIVERSAS MODALIDADES – DE MIQUINHO DO BRASIL A LÊMURES DO MADAGASCAR. 

Âncora 2
© Nelson Souza Aguiar
FLORES

OBRA-PRIMA DO DESIGN NATURAL

IMG_0449 PS COLORSAVED UNSH752,5 CUT_edi

      A EVOLUÇÃO DA NATUREZA FOI MAIS DO QUE GENTIL CONOSCO. DENTRE AS MAIS DE 300 MIL ESPÉCIES DE PLANTAS CONHECIDAS, CERCA DE 90% DELAS PRODUZEM FLORES. APESAR DE CONCEBIDAS PARA ATRAIR POLINIZADORES COMO PÁSSAROS E INSETOS, AS MAIS DELICADAS DAS OBRAS-PRIMAS DO DESIGN NATURAL CONQUISTARAM O HOMEM COM SUAS CORES E ODORES EM UMA SEDUÇÃO QUE ATRAVESSA TEMPO, FRONTEIRAS E CULTURAS. NOSSAS LENTES, TAMBÉM.  

Âncora 3
Barco a vela navega às margens de Isla Grande, no Caribe Colombiano

PAISAGENS

Arco-Íris em Victoria Falls, Zimbabwe
O sol nasce no Erta Ale, vulcão localizado próximo a Danakil, norte da Etiópia
Pôr do sol na Lagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro

 MISTERIOSAS 

 RELAÇÕES  COM 

 O  HOMEM 

              EMBORA ADMIRADAS DESDE O INÍCIO DOS TEMPOS, AS PAISAGENS GANHARAM MAIOR ESPAÇO NAS ARTES APENAS COM O SURGIMENTO DO CAPITALISMO. COM A ASCENÇÃO DA BURGUESIA, O COLECIONISMO LEVOU PESSOAS COMUNS A ESCOLHEREM PINTURAS DO COTIDIANO EM VEZ DAS IMAGENS SAGRADAS PREFERIDAS POR NOBRES E RELIGIOSOSPOUCO DEPOIS, SURGE A FOTOGRAFIA.

Âncora 4
Palácio do Alvorada, obra de Oscar Niemeyer
CIDADES
Torre da Igreja de Santa Rita, barroco e rococó na cidade histórica de Paraty Parati, RJ
Vista do Cairo das Pirâmides que abrigavam faraós na Necrópole de Gizé, Egito
One World Trade Center, edifício construído no local das antigas torres gêmeas em Nova Iorque, Estados Unidos

O MARCANTE

O IGUAL

O DIFERENTE

           MAIS DO QUE NO CAMPO, FOI NAS CIDADES QUE AS IDEIAS FLUIRAM COM MAIOR INTENSIDADE. NELAS, O PENSAMENTO EVOLUIU COM AS RELAÇÕES ENTRE IGUAIS E DIFERENTES FAVORECIDO PELA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE PESSOASÉ TAMBÉM NAS CIDADES QUE A ARQUITETURA CRIOU MUITAS DE SUAS SOLUÇÕES MAIS MARCANTES, MUITAS DELAS INTEGRANTES DO PATRIMÔNIO MUNDIAL.   

Âncora 5
Mulheres muçulmanas conversam em Alexandria, Egito
Sonic Pavilion, uma das instalações do Museu Inhotim, Minas Gerais

 ILUSTRADOS  E  PORTÁTEIS

Âncora 6
ENSAIOS
IMG_7344%20PS%20colors%20UNSH%20602%2C7_
IMG_0153%2520PS_edited_edited.jpg
IMG_6329 PS COLORED UNSH601,7_edited.jpg

FANTÁSTICO

MUNDO

IMAGINÁRIO

      EM 1857, VIRGINIA OLDOINI, CONDESSA DE CASTIGLIONE, CHAMOU ADOLPHE BRAUN PARA PRODUZIREM JUNTOS O PRIMEIRO ENSAIO JÁ REALIZADO SURGIA, NAQUELE ANO, A PRIMEIRA DUPLA FOTÓGRAFO/MODELO DA HISTÓRIA. OS ENSAIOS COM VIRGINIA, TRAJADA EM VESTIDOS DA CORTE, NO ENTANTO, NÃO SE DESTINAVAM À MODA, MAS SIM A SUA AUTOESTIMA. ERAM "O INSTRUMENTO IDEAL PARA CONSTRUIR UM SONHO COM OLHOS ABERTOS, UM FANTÁSTICO MUNDO IMAGINÁRIO NO QUAL ELA ENTRAVA SOZINHA OU NA COMPANHIA DE MUITOS DE SEUS ADMIRADORES" (MARRA). PASSADOS 164 ANOS, OS SONHOS DA CONDESSA SE REPETEM NA PRODUÇÃO DE BELOS PERFIS. VIRGINIA HAVIA ENTENDIDO: NO ENSAIO, A IMAGINAÇÃO É A BOLA. SEM ELA, NÃO TEM JOGO. 

Condessa Virginia, de vestido e semiperfil, observa a câmera com um dos olhos através do orifício oval de um cartão preto.

Condessa Virginia
Pierre-Louis Pierson
1863/66

bottom of page